sexta-feira, 5 de junho de 2015

Trombose Venosa Profunda - TVP [Meu tratamento]

Oioi migos!


Venho hoje aqui mostrar prestação de serviço pra vocês e alerta-las (los) sobre o uso de anticoncepcional que está ocasionando trombose.




Tive no início desse ano uma doença chamada Trombose Venosa Profunda - TVP (apenas conhecida como Trombose), que ainda me causou a Embolia Pulmonar...



Vou explicar tudo direitinho para vocês, vamos lá?!



A Trombose Venosa Profunda - TVP é a formação de  um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente as pernas, segue o link abaixo para mais detalhes técnicos.




Pois é, no meu caso, eu não tive nenhum sintoma!!!! Apenas muita dor que me impedia de andar, e na batata da perna um leve inchaço. Mas infelizmente o caso de tromboembolismo não foi assim!

No meu caso, tromboembolismo se deu, pois o coágulo percorreu da perna para os pulmões, causando ai, episódios de pânico!

O meu sintoma foi, tontura, muita, mais muita falta de ar e desmaios.

E o pior, tanto o Sistema Público de Saúde, quanto o particular que pago, não identificaram o que de fato eu tinha. Para ser diagnosticada, tive que ir até uma clínica ortopédica particular e solicitar um exame na região da perna, pois até então eu não havia assimilado a dor da perna com as crises de falta de ar e desmaios.


A Embolia Pulmonar é quando o coágulo fecha uma ou mais veias dos pulmões, fazendo com que haja falta de oxigênio, assim o coração  é obrigado a se esforçar mais para bombear o sangue, levando assim problemas para o coração, e muitas vezes causando AVC, vi que em alguns casos ocasiona cegueiras temporárias ou não, até a morte!

Para diagnosticar a Trombose Venosa Profunda foi feito o exame de Doppler - um exame de ultrassom colorido na região afetada!!!

No meu caso a embolia pulmonar aconteceu em 2 episódios, e um durou mais de 1h30 a falta de ar, desmaios, dores muito fortes no peito, palpitações, vômito, e muita transpiração!!!

O que me deixa mais perplexa é que nunca nenhum médico ginecologista [ou outro qualquer] me avisou e/ou alertou sobre os riscos do uso de um anticoncepcional ou até a pílula do dia seguinte!

Fui internada e medicada, mas o caso principal desse post é...

O motivo de eu ter tido trombose, é que eu tenho uma falha genética, descoberta por exames de sangue, analisado e constatado que, em toda minha vida eu teria apenas 15% de chance de desenvolver a Trombose, porém com o o fator de risco - anticoncepcional - as chances aumentaram mais de 50%.

Estou aqui para alertá-la, que antes de tomar anticoncepcional, peçam exames de sangue para verificarem se por ventura não possuam alguma falha genética que traga risco a sua saúde e vida com o uso dos mesmo!!

O tratamento é caro para trombose, não existe uma cura, é o próprio organismo que ira "dissolver" esses coágulos, em alguns casos sim... há necessidade de cirurgia, inclusão de telinhas nas veias, mas como não foi meu caso não poderei dar mais detalhes.


Assistam o vídeo da entrevista que dei para o Jornal da Cultura 1ª edição  no dia 29/05/2015.





2 comentários:

  1. Oi! Quanto tempo durou seu tratamento?
    Estou em tratamento também há longos 4 meses... Se puder me escreva: julianaizidio@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu precisei tomar anticoagulante por 6 meses, mas como no meu caso é uma falha genética eu terei que me cuidar pro resto da vida!

    Obrigada por estar aqui comigo... te desejo sorte e mta saúde!

    ResponderExcluir